A importância do Endomarketing na empresa moderna

Um diferencial para destacar-se no mercado ao valorizar seus próprios colaboradores

4 de agosto de 2014 | Endomarketing, Marketing | No Comments

Um velho ditado do apresentador Chacrinha, já dizia: “Quem não se comunica se trumbica”. Esta é uma verdade e no mundo dos negócios chega a ser inquestionável. Outro dito popular é: “A propaganda é a alma do negócio”. Outra verdade quase que imbatível. Não há como uma empresa neste mercado de competição acirrada sobreviver sem “vender” publicamente sua imagem, seus produtos e sua(s) marca(s). Pensando sob essa ótica, a comunicação empresarial assume cada vez mais intensidade, obrigando as empresas a gerarem e repassarem informações corporativas para os diversos públicos com os quais ela se relaciona, começando pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial e, principalmente, seus colaboradores.

E nesse processo, o endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing. Mas o que é endomarketing e qual sua verdadeira influência no desenvolvimento de uma empresa? Empresas que buscam diferencial no mercado por meio da valorização das pessoas apostam na intensa comunicação de seus objetivos voltada para a sua equipe de trabalho. Não apenas a comunicação realizada como mão única, mas sim um sistema de trocas que vise construir relacionamentos com o público interno, harmonizando e fortalecendo as relações pessoais. A isso chamamos de endomarketing.

Uma definição técnica pode ser feita da seguinte forma: “endo” vem do grego e quer dizer “ação interior“ ou “movimento para dentro”. Sendo assim, o endomarketing quer dizer “marketing para dentro”, ou seja, é toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno (os colaboradores) com o intuito de melhorar o atendimento ao público externo (os clientes / consumidores).

As ações de endomarketing consistem na utilização de técnicas de marketing em conjunto com conceitos modernos de recursos humanos (rebatizado agora para gestão de pessoas). Assim como uma empresa procura vender seus produtos aos clientes e prestar todas as informações necessárias para a compra, é um fator decisivo de sucesso fazer os colaboradores sentirem-se integrados a tudo isso, tornando-os aliados da organização e parceiros na gestão dos negócios ao serem estimulados a apresentar idéias e sugestões que possam melhorar o ambiente de trabalho e/ou o processo produtivo. O colaborador deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois deste modo, todos serão beneficiados.

O endomarketing é também, um reflexo positivo da forma como uma empresa encara sua comunicação interna pois, um colaborador bem informado torna-se um vetor de expansão de sua imagem. Lembremos que, fora do ambiente corporativo, cada colaborador assume, também, o papel de cliente em potencial, e um cliente satisfeito revela seu sentimento para uma pessoa enquanto o insatisfeito faz o mesmo para dez!

megaphone-1

Assim como uma empresa procura vender seus produtos aos clientes e prestar todas as informações necessárias para a compra, é um fator decisivo de sucesso fazer os colaboradores sentirem-se integrados a tudo isso, tornando-os aliados da organização e parceiros na gestão dos negócios.

Outra questão a ser analisada refere-se às práticas diárias da empresa, que não podem contrapor com o que é, de fato, comunicado. Utilizar o endomarketing requer cuidados e fazer isso sem que haja conteúdo, é propaganda enganosa. Os colaboradores de qualquer organização não perdoam dissonâncias entre o que é comunicado pela alta direção e o que é efetivamente realizado pela empresa. Ao contrário do empenho, comprometimento e motivação, pode-se ter descrédito, baixa performance e até mesmo dificuldade na retenção de talentos.

Como utilizar o Endomarketing

Inicialmente deve-se perceber que o endomarketing não pode ser encarado como algo obrigatório à vida das empresas. Ele é mais uma questão de visão de mercado, de equilíbrio mercadológico, ou seja, não há nenhuma obrigatoriedade legal para que as empresas o utilizem. A sua prática, embora tenha como principal objetivo a satisfação interna, também visa o cliente externo e em ambos os aspectos, requer investimentos. É neste ponto que várias empresas não conseguem implementá-lo, pois não estão preparadas orçamentariamente para tal e o improviso, nestes casos, é danoso, mesmo porque, colocá-lo em prática exige mobilização, treinamento e integração de todos os setores internos para as ações a serem desenvolvidas. É importante também buscar no mercado profissionais qualificados, mesmo que de forma terceirizada, contratando um bom escritório de design gráfico habilitado em gestão de marcas, empresas que prestem assessoria de comunicação ou ainda, uma agência de propaganda. A criatividade e competência desses profissionais fará toda a diferença no sucesso pretendido.

As ferramentas do Endomarketing

Os instrumentos que podem ser utilizados para a implantação de uma campanha de marketing interno são vários e devem ser adequados à empresa, ao momento vivido e aos objetivos a serem alcançados, conforme já comentado. Dentre as inúmeras possibilidades, destacam-se:

  • Criação de vídeos institucionais que apresentem os produtos e/ou serviços da empresa e que tenham como objetivo colocar em contato direto a equipe interna com a realidade do mercado consumidor;
  • Revistas com histórias em quadrinhos;
  • Jornal interno com a utilização de vários encartes como, por exemplo, área de gestão de pessoas, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede;
  • Cartazes motivacionais e folders informativos;
  • Canais diretos (reunião com a gerência, diretoria, presidência ou ouvidoria interna);
  • Palestras internas, programas para apresentação de novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve;
  • Rádio interno para a divulgação de notícias;
  • Vídeo jornal divulgando lançamentos ou pronunciamentos de diretores e gerentes;
  • Intranet: é cada vez maior e mais frequente o uso dessa mídia na veiculação de campanhas internas. Papéis de parede na tela dos computadores e e-mail-marketing, são muito eficientes e de grande visibilidade;
  • Convenções internas voltadas às várias atividades da equipe interna;
  • Manuais de integração: muito utilizados para divulgação de alguns aspectos da cultura organizacional, filosofia de trabalho e valores da empresa;
  • Palestras, apresentações teatrais, concursos culturais que incentivem a participação dos colaboradores em torno de um tema.

business tablet-1Endomarketing-1a

Estas são algumas possibilidades que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto entre si. Deve ser analisado sempre o investimento necessário frente aos recursos disponíveis (custo x benefício), o nível de envolvimento da coordenação (tempo dedicado para o desenvolvimento e manutenção da campanha), abrangência (número de colaboradores envolvidos e atingidos) e duração (tempo de veiculação).
 Assim, uma empresa que possua pouca disponibilidade de tempo para a coordenação do processo de marketing interno deve evitar a escolha de instrumentos que exijam alto grau de envolvimento da coordenação, caso contrário, correrá o risco de ter problemas no desenvolvimento do seu plano.

Resultados comprovados

Nosso objetivo aqui é proporcionar um amplo esclarecimento sobre o que é o endomarketing, sua importância e viabilidade, bem como o conhecimento de algumas ferramentas para que ele seja implementado. Empresas globais como Facebook, Yahoo e Google tiveram grande êxito quando também passaram a usar o marketing interno. Portanto, chega-se à conclusão de que sua aplicação é um sucesso como ferramenta de gestão, pois este instrumento do marketing empresarial é uma das soluções para muitos problemas de comprometimento de colaboradores com a organização, e dele depende uma boa parcela dos resultados que a empresa alcançará. Um diferencial para quem busca destacar-se no mercado ao valorizar seus próprios colaboradores, otimizando sua força de trabalho e ainda conquistando potenciais clientes. Afinal, se uma empresa oferece bons produtos, bom atendimento e bons preços, porque comprar fora?


Tags: ,


Share this article: